quinta-feira, 10 de novembro de 2022

QUILOMBO DA LESTE.

 Capitulo 3, parte 1. Império, S.P. 


Parte 1. Introdução.


                                                                       Capital Paulista.







   O território que se encontra a Cidade de São Paulo entre os anos de 1830 ao 1889, é apresentado no século XIX, como um território triangular, centralizado e elitizado pelas grandes famílias de latifundiário do nobre interior paulista, que tinha como demarcação  três ruas tradicionalistas da história colonial paulista e seu entorno segregado de ter escolas, hospitais e segurança que essas elites se privavam dentro do triângulo impondo barreiras econômicas e impostos abusivos na intenção de segregar os camponeses de origem pobre vindos da Europa e bloqueando o acesso dos benefícios concedidos pela Coroa Portuguesa. 

   O camponês que habitava o entorno do triangulo paulista em uma circunferência de 1 quilômetro começa a formar vilarejos em torno das antigas fazendas coloniais do século XVIII,e as trilhas históricas dos primeiros povos, se transformaram em ruas e avenidas tradicionais da periferia, essas transformações e a manutenção desses caminhos eram feitas por escravizados em sua maioria ,essa visão de camponês foi enraizada na nosso cultura como o europeu que vem tentar melhores condições de vida nas colônias das Américas.

   Esses camponeses colonialistas eram a minoria nos primeiros vilarejos em formação da Cidade De São Paulo e a grande maioria, eram trabalhadores alforriados e os grandes povos de muitas etnias diferentes que habitavam esses territórios bem antes do europeu chegar aqui, as igrejas afastadas do triangulo em raio de 30 quilômetros  já tinham uma formação bem estabelecida no seu entorno (século XIX) de trabalhadores livres e com uma maioria etimológica dos primeiros povos que já plantavam no mesmo lugar a séculos e os trabalhadores livres tinham uma grande importância no trabalho de abrir novos caminhos e as estradas para ligar as vilas em formação e as grandes fazendas para o triangulo.

   O entorno das igrejas do triângulo eram a única forma dos excluídos terem acesso a essa fortaleza do triangulo, o entorno, entrar na igreja era só para as elites, e ver a missa do lado de fora pode. A classe escravizada que lutava com uma forma de resistência chamada de Quilombos eram bem estabelecidos no que é hoje o território da Cidade de São Paulo e grande São Paulo, como mostra o jornal......  

                                                                          



provavelmente a reclamação dos moradores da Freguesia do O, chegou nos ouvidos das autoridades o Quilombo que esta esta se formando no bairro......... (muitos bairros da capital paulistana aparecem com reclamações de formação de Quilombos).

   Os primeiros vilarejos que se formaram dos Primeiros Povos, da origens aos nomes de grandes bairros e distritos da Capital ,e nas Zonas Sul, Norte, Oeste e Leste da capital também temos grandes Quilombos que se transformaram em bairros, com uma transição de Quilombo para vila e depois bairro, e sempre bem ocultadas pelos noticiários jornalísticos e pelos abolicionistas, como uma forma de não chamar atenção das autoridades , para não ter opressão das forças de segurança do império.

  Podemos especular que, quando um Quilombo aparecia nos noticiários o lugar ficava marcado como um ponto de resistência (pensamento abolicionista) é claramente um aviso que "estamos chegando perto de vocês do triângulo" intencionalmente não podemos afirmar isso, só que é bem relatado nos jornais a repressão da guarda nacional e como sempre o relatório era descrito como muitos foram presos e até mortos e o restante consegue fugir do local, esses foragidos, formam outros Quilombos ou fortalecem a luta em outo Quilombo mais próximo ou retorna para o lugar que ele fugiu e tenta restabelecer o Quilombo são muitas hipóteses e especulação sobre o fato.

   "Se comprar a Liberdade foi caro imagina comprar um lugar para morar" trabalhadores livres sem onde morar, podemos especular que ficar perto do triangulo ajudaria a ter um fácil na locomoção e acesso ao trabalho braçal no triângulo e podemos avaliar que esses trabalhadores livres se refugiariam nesses Quilombos que eram próximos ao triângulo, sendo assim a formação desses bairro tem grande influencia das Diásporas Africanas que nos dias atuais, achamos poucas referencias de suas culturas nos bairros, e como sempre a historia colonial europeia e sempre lembrada em nomes de ruas, avenidas e viadutos sem contar as estatuas do colonizador.



O QUILOMBO CAGUASSÚ


                                                        




1869 na Cidade de São Paulo o jornal não escreve a palavra Quilombo, que podemos interpretar a noticia como um "claro aviso que estamos chegando".  A localização exata do Quilombo não é revelada mas, descreve o lugar como " no alto do Caguassú" a ocorrência é descrita na Estrada de Santo Amaro e no próximo jornal...

                                                                           


   Já podemos ter um localização aproximada do Quilombo, as reclamação dos moradores em 1872 mostrando que o lugar fica marcado como um lugar de resistência. Com o fim da escravidão encontramos esse jornal.


                           

                                                                        


Em 1891 achamos a localização exata do quilombo com o nome do bairro formado a Bela vista.





O Quilombo periférico da zona leste.(Introdução)






Temos muitos relatos que era normal acontecer de uma cidade ter dois bairros com o mesmo nome em áreas diferentes da cidade e neste outo caso a muitos mais registro de outro lugar denominado Caguassú localizado na região leste da Cidade de São Paulo e muitos registros estão vinculados com o Convento do Carmo, o texto esta focado na historia negra e o Convento do Carmo foi extremamente pesquisado para entender a região do Caguassú e essa pesquisa essa bem relatada na Parte 3, e todos os jornais apresentados nessa introdução tem como referencia principal a localização o Convento.


   De acordo com o livro "A historia de Itaquera" a primeira vez que a palavra aparece em 1772 com a caligrafia de "Cahaguassú" e mostra o convento adquirindo as terras desse sitio, em 1785 ela aparece como inventario já com o nome de "Fazenda Cahaguassú" com uma escrita totalmente diferente em 1805 "Caaguassú" o vinculo com o Convento do Carmo e apresentado fortemente e só em 1855 temos sua localização perfeita e a primeira vez que ela é vinculada com o distrito da Penha de França da Capital paulista.

   Muitos bairros da cidade de São Paulo se formaram no entorno de grandes fazendas e no caso da Fazenda Caguassú (a pesquisa avançada vai ser mostrada no capitulo 4) não foi diferente, pegamos com base as reclamação dos moradores do entorno das fazendas como mostra esse jornal... 


                                                                               



Em 1855 a reclamação dos moradores era de roubos em suas propriedades que eram feitas pelos escravizados de duas fazendas do Convento do Carmo uma em Itaquaquecetuba com o nome de "Itahim" e uma no distrito da Penha com o nome de Caguassú ("Assaltos na redondeza levantaram suspeitas,  logo acusaram a favela para variar ",Racionais Mc's Homem na estrada)esse jornal não relata e nem descreve a palavra Quilombo.

  Podemos analisar esse recorte como um indicio de resistência escravizada só não podemos afirmar se a resistência estava dentro da fazenda ou fora dela como um Quilombo seminômade ainda em formação no território da periferia Leste de S.P. Os escravizados dessas fazendas em alguns casos específicos conseguimos achar seus nomes de escravizados e acompanhar o seu cotidiano nos jornais. Como podemos ver ...

                                                                    



Mano Luiz Da Leste.




Nessa introdução vamos apresentar escravizados que acompanhamos suas vidas através de jornais, "Luiz escravo" é um deles e que só vai ser relacionado ao texto quando o mesmo e relacionado com o Convento e Fazenda Caguassú, vamos homenagear e identificar com todo o respeito por "Mano Luiz Da Leste" e pelo fato de muitos escravizados só terem o primeiro nomo, eu, nascido e criado na Zona Leste e com uma forte influencia do Rap ele é nosso Mano, e tentando trazer o interesse dos jovens moradores da ZL com a referencia do Fuck "Da Leste"  faço essa homenagem para os verdadeiros moradores da periferia em formação da ZL.

  Como o Mano Luiz Da Leste era de propriedade do Convento e sua resistência era na Fazenda Caguassú podemos imaginar que esses escravizados circulavam muito entre os Conventos e na região do triangulo, o Convento do Carmo tinha sua sede principal no triangulo em 1864 era comum o escravizado de aluguel ou escravizado de ganho que o mesmo recebia uma pequena porcentagem do trabalho no casos do mesmo trabalhar com vendas de variados tipos.

   Podemos especular que o Mano Luiz Da Leste tinha contato com outros escravizados e informações eram compartilhadas entre eles, como vai ser apresentado no capitulo 2, o interior paulista estava fervendo e a resistência abolicionista estava pronta para tomar o triângulo e sobre a prisão por embriagues no final do texto vai ser bem explicado a suposição do fato. Mano Luiz da Leste aparece nesse jornal......

                                                                    



   A introdução da Formação do Quilombo Da Leste, primeiramente, esse registro de fuga dos escravizados da Fazenda Caguassú serve como referencia para intender o que estava acontecendo no período e define a região do Caguassú como foco de grandes resistências históricas da historiografia periférica e não a tradicional historiografia colonialista paulista, vamos ter uma visão periférica para o triangulo e não a do triangula para a periferia e lembrado a historiografia colonialista serve sim como referencia para essa olhar da quí. para lá.

   Mano Luiz Da Leste no centro do debate como relata o jornal, e provavelmente foi o líder dessa fuga que deu origem ao Quilombo armado Da Leste que é citado muitas vezes em jornais o Convento do Carmo administra a Fazenda Caguassú por muitas décadas do século XIX o Quilombo formado dessa fuga e relatado nas fronteiras Da Capital com a grande São Paulo entre as nascentes do Rio Itaquera e Rio Aricanduva no território hoje, esta localizado a Cohab Cidade Tiradentes o distrito que concentra o maior numero de negros na Zona Leste. E sobre a embriagues do Mano Luiz Luiz da Leste olha isso.....


                                                                                 

                                                             




A historiografia Culturalista vai adorar a historiografia periferia vé como uma provocação ao triangulo colonialista o baile no triangulo e se você reparar bem na reclamação sobre as escravizadas guarda bem esse nome QUITERIA DA LESTE.


Fontes Colonialistas

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/arquivo_historico/publicacoes/index.php?p=8313 


Jornais Colonialistas 

https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/


Fontes periféricas em PDFão não temos grana.

Revisão profissional na correção ortográfica "Isso é para os ricos"


Historiador Marcio Reis  


















      




















































   

















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