segunda-feira, 14 de novembro de 2022

LAGEADO COM "G"

                            


Introdução cap. 14 parte 1.


                                                          




   Quando se iniciou minha pesquisa em 2013 me deparei com a palavra Lageado, que representava um nome de um vilarejo no entorno de São Miguel de Ururay, com os primeiros registros em jornais no século XIX, que fazem menções dos moradores que eram registrados em jornais como pessoas habilitadas a votarem em eleições e muitos nomes importantes dos primeiros moradores podemos encontrar nesses registros e um nome de um importante rio e referido muitas vezes como demarcação de terras o Ribeirão do Lageado e a representação mais importante do bairro datada do século XIX, e o cemitério do Lageado.

   A relação do seu nome é com devido a sua região conter muitas áreas rochosas e no final do século XIX e exploração desse material tem inicio com muitas pedreiras que se formam e compõe a historia dos bairros periféricos, com pedreiras em atividade até hoje, o que ficou marcado na historia foi a Estação do Lageado inaugurada no século XIX, que foi a segunda estação da região Leste, que não é bem representada como deveria ser na historiografia paulista como uma grande Estação que formou muitos bairros da Zona Leste.

   A Estação do Lageado era de grande importância para a formação da Cidade de São Paulo e ainda é, no século XIX quando foi inaugurada as pedreiras já estavam em atividade e o material extraído dessas pedreiras era distribuído através das linhas ferroviárias que unia a capital e o rico interior paulista. Livros são raros que descrevem o cotidiano dessa estação agora os jornais antigos são maravilhoso sobre esse cotidiano que formou seus bairro no entorno da estação e vamos introduzir nesse capitulo a polemica da escrita com "G" e com "J".

   Como professor eu não tenho duvidas Lajeado é com J, só que podemos questionar, com base no acordo ortográfico de 2016 e em seus anteriores a palavra lajeado se refere a laje de rochas, só que o acordo ortográfico afirma que devemos respeitar os nomes próprios, o meu questionamento é esse o nome próprio do vilarejo que se tornou Vila e Estação de Trem e ainda em seu território original se encontra o Bairro do Lajeado. E acredito se você se referir a um lugar rochoso seria um lajeado e ao bairro seria Lageado. Provar que o nome do lugar sempre foi escrito com G e fácil como podemos ver na primeira imagem e segunda imagem acho que esta bem explicada.



                                                                       


  

Historiador Marcio Reis 2022.






Nenhum comentário:

Postar um comentário