quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

COMPLEXO DE FAZENDAS SANTA ETELVINA.

 

 Quando terminei meu TCC em 2014, a pesquisa não terminou, com novas pequisas acabei descobrindo muitas novidades que não foram introduzidas no TCC, uma delas vamos entender agora.
   Dentro da Fazenda alem um povoado e industrias, descobri que existiam 3 fazendas dentro da própria fazenda Santa Etelvina, isso quer dizer que a fazenda fazia parte de um grande complexo de fazendas dentro de uma fazenda só, vamos estudar agora essas fazenda.

   A casa principal da fazenda, como mostro o jornal abaixo, seria a fazenda principal que leva o nome de Fazenda Santa Etelvina, provavelmente construída em 1895, essa fazenda não é a fazenda que se encontra nos dias de hoje, no terminal Cidade Tiradentes, ainda fica difícil provar isso, só com futuras pesquisas isso vai ser comprovado.



   A fazenda velha, no jornal abaixo prova que antes da fazenda Santa Etelvina ser inaugurada em 1895, já existia uma fazenda aqui, tenho o nome dessa fazenda mas tenho poucas informações sobre ela, essa fazenda era do tempo da terrível escravidão no Brasil, se ela tinha escravizados ainda estou investigando, sua localização esta no fim da linha de trem, provavelmente ela seria a onde é hoje o hospital Cidade Tiradentes.



   Já comentei sobre a fazenda Barro Branco, aqui no Blogger, abaixo o primeiro mapa e de 1988 e o outro de 2004, essa fazenda e citada em um jornal em 1895, com isso ele pertente ao complexo de fazendas Santa Etelvina.
   Essa postagem tem o intuito de acrescentar mas informações sobre a rica historia do bairro Cidade Tiradentes.


   Essas 3 fazendas já existiam em 1895, e fazem parte da historia do bairro Cidade Tiradentes.

                                                                                     Historiador Marcio Reis 2018.


5 comentários:

  1. Interessante msm.
    Inclusive, mudando um pouco o foco, gostaria de fazer um comentário a respeito do morro do urubú ("texas" tiradenteano localizado entre as ruas Nascer do Sol e Luis Bordesi). Estive lá a dois dias e pude notar fortes indícios de que já existiu bastante água lá (cachoeiras ou algo do tipo) isso bem antes da fazenda existir. Não sou geólogo mas por ter muitas erosões, areia branca, pedrinhas tipo aquelas encontradas em rios, lagos e etc... Me fazem acreditar nesta hipótese. Mais abaixo do morro do urubú, próximo ao atual hospital, existe como se fosse uma nascente de água com solo argíloso.

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcio, estou fazendo uma pesquisa sobre a Cidade Tiradentes, vou fazer um livro sobre poesias.
    Gostaria de me comunicar com vc.
    comercial.marcella00@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Celso Custódio Júnior15 de agosto de 2018 20:47

    Se quiser saber mais sobre tudo da Tiradentes/Fazenda Santa Etelvina da um toque. Minha família é de lá há gerações.

    ResponderExcluir