quinta-feira, 1 de junho de 2017

A Fazenda Santa Etelvina foi uma fazenda escravista?


    Pelo que foi apresentado até agora, a fazenda Santa Etelvina, não poderia ter sido uma fazenda escravista pelo fato de ser inaugurada em 1895, e a vergonhosa escravidão no Brasil terminou em 1888, mais todos moradores antigos do bairro Cidade Tiradentes, conhecem a história que na fazenda santa Etelvina havia uma senzala, como mostra a foto abaixo.
    Como pretendo escrever um livro sobre o nosso querido bairro Cidade Tiradentes, descobri que a fazenda Santa Etelvina não foi escravista, mais antes dela, no mesmo lugar havia sim uma fazenda escravista sim,
    Não queria postar nada sobre esse assunto, porque perderia a graça de ler o livro, e também ainda estou investigando mais a fundo essa história.O que posso adiantar é que tenho quase certeza, que a fanda que esta no terminal de ônibus Cidade Tiradentes não era a fazenda escravista, como mostra a foto abaixo.
    * A primeira foto foi tirada do site::http://www.prefeitura.sp.gov.br/…/cidade_tiraden…/noticias/…
um dos registros fotográficos mais antigos que temos da Fazenda Santa Etelvina. 

Um comentário:

  1. Boa tarde no cado creio que antes de ser fazenda santa Etelvina possa ter sido mesmo uma fazenda escravista, ouvi algumas historias não sei se é vdd, mas o distrito onde cresci que é Castro Alves, seria onde os escravos eram enterrados! Mas nao posso afirmar nada kkkk pois isso ja faz muito tempo.

    ResponderExcluir